quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Motociclista brasileiro na Espanha

Carteira de Habilitação – Tipo A

Como continuação ao artigo publicado, referente à carteira de motorista na Espanha, apresento neste post, alguns detalhes importantes que o brasileiro teria que levar em consideração.

Na Espanha, as características e requerimentos para tirar a carteira de habilitação para motos, ciclomotores (tipo scooter) e quadriciclos compactos, podem ser observados no quadro do link abaixo:

O processo para tirar a habilitação na Espanha, neste caso, é muito parecido com o processo brasileiro.

Os pontos fundamentais, também estão relacionados à meteorologia, educação no trânsito e na prática, as regras de condução, tanto na cidade como nas estradas.

Para começar, na Espanha não existe o famoso “motoboy”, ou seja, o brasileiro que já tem experiência com motos, não pode pensar que vai chegar aqui na Espanha e poderá utilizar o famoso corredor de moto, ou seja, simplesmente dirigir encima da faixa.

Para um brasileiro, que está acostumado a ver o caos do trânsito das metrópoles brasileiras (no meu caso, o horror do trânsito de SP, leia-se: Radial Leste na hora do rush, 23 de Maio, Centro tipo Av. Ipiranga com obras, até mesmo nas zonas mais periféricas, estilo Zona Sul e Zona Leste, entre muitos outros exemplos em SP e em outras cidades, para este brasileiro, uma adaptaçao/reeducaçao no trânsito será necessária, para dizer o mínimo.

Por quê estou insistindo no assunto “motoboy” ? Realmente não tenho (quase) nada em contra.

Digo “quase”, porque reconheço esta classe trabalhadora, que arduamente busca os seus objetivos, trabalhando, muitas vezes, dia e noite e com a coragem e valor necessários para enfrentar esta selva de perigos e confusão, que é o trânsito brasileiro em geral, mas que também, em diversas situações, perde totalmente a razão, quando determinados indivíduos se transformam em verdadeiros ambiciosos sem conhecimento entre a linha que separa um motoboy trabalhador, de um ambicioso, vendido e morto de fome que, se necessário, atropela um pedestre para não chegar atrasado em seu destino. Por quê será que existe a expressão “cachorro lôco”…talvez algum motoboy profissional e responsável, poderá responder esta pergunta.
Voltando ao assunto: então já sabemos que aqui na Espanha, além de (ainda) não existir a figura do motoboy, o motociclista/motoqueiro, não pode dirigir encima da faixa e sim, tem que se posicionar em linha, ou seja, como um carro.
Claro que, na prática, o motociclista/motoqueiro na Espanha, costuma “costurar” ou fazer o zigue-zague, mas somente nos casos em que há uma real necessidade, ex: ultrapassar outro veículo e/ou aproveitar a posição dos demais veículos e utilizar os espaços pertinentes.

Estou cansado de ver, incluso em situações onde o trânsito está tranqüilo, muitos motociclistas/motoqueiros, posicionados em linha, atrás de um carro. Mas não está proibido, posicionar a moto em um semáforo entre um carro e outro, desde que, após a abertura do semáforo, a moto seja posicionada corretamente na via pública.

Tudo parece óbvio, correto.
Mas sabemos que, na prática não é bem assim, tanto no Brasil como em qualquer parte do mundo.
Aqui na Espanha, mesmo com tantas regras e punições reais aos infratores, está repleto de problemas em relação aos motociclistas/motoqueiros.
Não é um trânsito perfeito e um mar de rosas, mas mesmo sendo brasileiro, tenho que admitir que, comparado ao trânsito do Brasil, sim que é muito mais tranqüilo a vida do motociclista/motoqueiro na Espanha.

Outro dia, um dos principais canais de TV, mostrou uma reportagem sobre o trânsito brasileiro e um trecho, falava sobre as motos…até o apresentadores do noticiario (sem falar nas opiniões de alguns motociclistas/motoqueiros espanhóis), ficaram espantados com a realidade da vida dos motoboys no Brasil.

Não vamos falar muito sobre os problemas brasileiros no trânsito, que a maioria das pessoas possuem conhecimentos avançados sobre esta matéria.

Motociclista/Motoqueiro brasileiro na Espanha, tenha em mente:

- Na Espanha, dependendo da região em que estiver vivendo (ou viverá), você não terá condiçoes de utilizar a sua moto todos os meses do ano (com neve e placas de gelo nas estradas, nem o chapolín colorado!);

- Na Espanha, você será um motorista, não um motociclista/motoqueiro. Moto=Motorista e Carro=Conductor;

- O processo de inclinar a moto e dirigir/pilotar somente com a roda traseira (empinar), também está proibido aqui na Espanha, mas neste país pode lhe custar 2(dois) anos de cadeia, além de multa;

- Na Espanha, o combate às corridas clandestinas, os famosos “rachas”, segue a mesma linha de atuação das autoridades brasileiras, ou seja, existem em todas as partes do país e, apesar de existir leis específicas sobre esta matéria, não costumam atuar como deveriam;

Para maiores informações:

- Utilize nosso espaço para comentários e faça uma pergunta (não vale pergunta difícil!!)

- Visite os seguintes websites:

Abraços,

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